terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jesus Cristo é o único mediador

Certa vez tive um diálogo a sós no gabinete do padre da minha Paróquia do Santo Sepulcro em Cascadura, bairro da Zona Norte da capital do RJ ( http://www.paroquiasantosepulcro.org.br/index.html ).
Naquela época, eu era um católico fervoroso com 19 anos de idade (só não fiz seminário, todas as outras atividades eu fiz, como comunhão, grupo jovem, crisma etc.) e precisava muito tirar uma dúvida.
- Padre, meus pais e irmãos aceitaram Jesus numa igreja evangélica e estou estudando a Bíblia católica para rebater as ideias que eles trazem em livros e revistas evangélicos para casa. Tenho uma dúvida que preciso tirar com o senhor, mas por favor não veja nisso nenhuma intenção de criticar, eu apenas preciso saber como responder a eles.
- Não tem problema nenhum. Qual é a sua dúvida?
- A nossa Bíblia diz na 1ª Epístola de Paulo a Timóteo, capítulo 2, versículo 5, "porque existe um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem". Então por que nós católicos dizemos que Maria é medianeira, e os outros santos são mediadores?
- Nós sabemos que Jesus é o único mediador, mas a gente não fala isso para o povo senão iria haver uma grande decepção.
Depois desse dia, depois de ter descoberto que o clero da Igreja Católica permite que o povo católico permaneça enganado, sem saber que só Jesus é o único mediador, saí da igreja católica e, três meses, comecei a frequentar uma igreja evangélica. Hoje congrego na igreja que tem esse site aqui: http://www.cejv.org.br/
Outros fatos confirmam essa verdade bíblica, como por exemplo:
- somente Deus Pai, Filho e Espírito Santo são onipresentes e oniscientes, somente eles podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, ouvir - até ler pensamento! -, entender e responder a todas as orações ao mesmo tempo, e ninguém mais pode fazer isso. (Salmo 139; 1º Samuel 1)
- demônios podem se disfarçar de qualquer coisa - até anjos, Maria, santos e outros supostos guias espirituais - para fazer milagres a fim de enganar qualquer pessoa, até católicos (Mateus 24,24 e 2ª Cortíntios 11,14)
- pedir a Deus por meio de Jesus, e em nome de Jesus, é uma forma de honrar a Jesus, que já disse: "Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou." (João 5:23b)
Leia a Bíblia, veja o filme Lutero, conheça mais sobre a Reforma Protestante, as 95 teses de Lutero, vá sempre a uma igreja evangélica e deixe Deus te guiar!
Jesus disse: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8:32)
A Paz do Senhor Jesus !

4 comentários:

  1. Importante destacar que a biblia q os evangélicos usam não caiu do céu com ziper e tudo, ela foi compilada pela Igreja católica no ano de 325 em um concilio chamado concilio de Nicéia, tanto a versão canônica (72 livros) quanto a versão Hebraica deuterocanônica (66 livros).... A Igreja católica crê na comunhão dos santos, os espiritos que estão na glória de Deus, interagem com o Senhor Jesus cristo em favor da Igreja militante que ainda peregrina na terra......os evangélicos dizem que os mortos estão no pó da terra e por isso nao se deve orar por eles.....essa crença se.dá pelo fato dos evangélicos seguirem a versao biblica Hebraica que foi traduzida por Lutero, nessa versão nao consta o livro de Macabeus (que ficou fora dessa.versao pq estava escrito em grego, apenas por isso).....nesse livro Judas Macabeu ora pelos mortos e ele era um grande homem de Deus......nós católicos cremos que os que estao na glória dialogam com Jesus.....Moisés falou com ele e morreu com 120 anos, apocalipse 6 fala de almas que intercederam a Deus contra a humanidade, e receberam vestes brancas, Jesus disse que a Dimas o ladrão crucificado, que ainda naquele dia estariam juntos no paraiso......devido a todo esse nivel de interação cremos na comunhao dos santos.....sinto muito pelo padre que.nao soube te responder....tô deixando meu e-mail se quiser continuar a falar sobre a fé católica: wesleynikeza@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém falou que a Bíblia evangélica “caiu do céu com zíper e tudo”. O que caiu do céu foi o diabo (Lucas 10:18) que quer enganar os católicos para eles permanecerem na mariolatria e irem para o inferno! “nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” (Isaías 45:20b)
      Em 325 havia uma única Igreja cristã, chamada naquela época de “católica” para significar “universal”, muito antes de o catolicismo deturpado por Constantino no século seguinte excomungar séculos mais tarde os reformadores protestantes e obrigar eles a fundarem igrejas evangélicas fiéis a Jesus mas fora desse “ismo”!
      Os 66 livros a que você se refere como Antigo Testamento hebraico são na verdade o total de livros de toda a Bíblia evangélica. Meu amigo, você está errando até na hora de contar livros. Sobre a formação do cânon do AT, vide as páginas 4 e 5 do meu trabalho disponível em http://pt.scribd.com/doc/120098642/Elementos-Do-Antigo-Testamento-v2
      Sobre Judas Macabeu, “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.” (Eclesiastes 7:20). Além disso, se alguém é grande, não é homem de Deus, e se é homem de Deus, não é grande (leia Miquéias 6:8, Lucas 17:10 e Filipenses 2). Abraão era também homem de Deus, mas adulterou com Hagar (Gn 16) e mentiu a um rei omitindo toda a verdade (Gn 20). Devemos adulterar também? E nos omitir também de contar toda a verdade ao povo? Não, claro que não! Da mesma forma, não devemos orar a mortos, pois a tentativa de comunicação com mortos é prática de espiritismo que tornou-se a causa da pena de morte permitida por Deus contra Saul, Rei de Israel anterior ao Rei David: “Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora [isto é, médium] para a consultar.” (1 Crônicas 10:13)
      Nenhuma parte sequer da Bíblia católica, nem Ap 6.9-11, nem Lc 23:39-43, nem nenhum dos seus livros apócrifos adicionais, nada na Bíblia diz que almas no céu, nem mesmo de Moisés, dos mártires ou de Dimas, ou de Maria ou de qualquer outro santo, ouviram e repassaram a Deus orações vindas de Judas Macabeu ou de qualquer outro ser vivo na Terra. Portanto, não existe base bíblica para pensar que o conceito de “comunhão dos santos” abranja, possibilite e legalize mediador entre Deus e os homens que não seja Jesus Cristo.
      "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:8-9)

      Excluir
  2. Interessante ler no final: "Leia a Bíblia... vá sempre a uma igreja evangélica e deixe Deus te guiar!"

    Ok, Mas qual igreja evangélica?? Lendo a bíblia fica mais difícil escolher uma, pois cada igreja diz uma coisa diferente da outra. Uma batiza crianças, outras não. Uma diz que é pecado isso e aquilo, e outras dizem não. Então como saber?

    Será que os ditos evangélicos não sabem que a verdade é uma só, e que sendo assim não podem haver duas afirmações distintas corretas ao mesmo tempo, em relação a fé cristã? Isso é uma questão de lógica, que qualquer ser racional entende. A bíblia não é de interpretação pessoal, então porque cada igreja interpreta de maneira diferente, e todas afirmam fazê-lo por meio do espírito santo? Como saberemos qual a correta???

    Como os evangélicos harmonizam essas advertências bíblicas com a confusão de crenças do movimento protestante:

    “Exorto-vos agora, irmãos, por intermédio do nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos faleis de acordo, e que não haja entre vós divisões, mas que estejais aptamente unidos na mesma mente e na mesma maneira de pensar.”
    1 Coríntios 1:10

    “Todo reino dividido contra si mesmo cai em desolação, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não permanece” Mateus 12:25

    “Este é o caminho. Andai nele”, caso vades para a direita ou caso vades para a esquerda.” Isaías 30:21

    1 Coríntios 1:12-13 "O que eu quero dizer é o seguinte: que cada um de vós diz: "Eu pertenço a Paulo", "mas eu a Apolo", "mas eu a Cefas", "mas eu a Cristo". O Cristo existe dividido........?"

    Então??

    Devo escolher a igreja que mais me agradar? Aquela que eu mais gostar?

    Esse sem dúvida não é o evangelho da salvação que Cristo tinha em mente quando disse, que a porta do mesmo é "estreita", mas sim aquele de porta larga que conduz a destruição! Digo isso sem medo de estar julgando ou errando, isso é apenas o óbvio. Jamais o movimento protestante foi condutor da verdade.


    ResponderExcluir
  3. Caro Wander, lamento profundamente a divisão entre igrejas, a começar entre a católica e as evangélicas.
    Por um lado, a unidade dos cristãos sinceros e verdadeiros é realçada pela Bíblia:
    "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer." (1 Coríntios 1:10)
    Mas veja estes conselhos de Paulo contra as falsas doutrinas:
    "Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o," (Tito 3:10)
    "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16:17)
    Entretanto, houve uma inversão de valores: a igreja que tornou-se herética é que expulsou os católicos corretos como se eles fossem hereges. Se você estudar mais sobre História, verá que quem começou a divisão entre igrejas foi a igreja católica, que torturou, matou, ou "apenas" excomungou (expulsou) os católicos que queriam reformá-la, e que por isso, apenas depois de expulsos contra a vontade deles, tiveram de fundar igrejas evangélicas para exercitarem coletivamente sua fé.
    Jesus disse:
    "Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão"." (Lucas 6:42, NVI)
    Irmão, primeiro tire a viga da idolatria do seu olho, nem pise numa igreja católica, pois perto dela as divisões doutrinárias entre as igrejas evangélicas são um cisco!
    "nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar." (Isaías 45:20b)
    Mesmo havendo divergências doutrinárias entre igrejas evangélicas, lembro de eu ter recomendado procurar uma igreja evangélica qualquer, sem diferenciar entre elas, porque pelo menos nelas, nas verdadeiras, você não encontrará idolatria institucionalizada e oficializada como na católica.
    Aqui está o segredo para você escolher a melhor igreja, ou pelo menos uma igreja minimamente cristã: não é apenas a Igreja Católica, mas cada uma de todas as igrejas deve ser examinada à luz da Bíblia pelo cristão sincero e prudente, para saber se ela cumpre ou busca cumprir a vontade expressa pela Palavra de Deus.
    Para maiores detalhes, peça sabedoria a Deus e ele lha dará.
    "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7)
    "A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento." (Provérbios 4:7)
    "Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á." (Mateus 7:8)

    ResponderExcluir